detox

5 dicas para detoxificar naturalmente

O “detox” está na moda. Muito se fala em sucos, alimentos funcionais que eliminam as toxinas, sucos verdes com isso e aquilo etc.

Mas fala sério: do que adianta tomar suco disso ou daquilo uma vez na vida e esperar uma desintoxicação do corpo se você continua com os mesmos hábitos? Ou se a sua mente anda cheia de pensamentos negativos, tanto em relação a você quanto aos outros? Ou se no dia seguinte já está caindo com tudo em alimentos pesados?

Eu acho que se desintoxicar é muito simples. Você pode fazer através dos alimento? Claro, mas temos que cuidar de nós como um todo. Por isso resolvi escrever aqui sobre o que eu acho que seja realmente viver uma vida naturalmente detox.

 

agua
beba água, muita água

Essa é batida, mas nunca é demais mencionar. Água é a fonte da vida, a constituição majoritária do seu corpo. Então beba-a! Tenha sempre por perto um squeeze com água, porque aí você sempre vai lembrar de beber um pouquinho. Uma ótima dica para começar bem o dia envolve água: água morna com limão. Que tal começar amanhã?

vegetables

 

coma menos, coma mais

Menos coisas pesadas, mais coisas leves. Quanto mais processado, mais pesado, portanto mais difícil. Carnes, laticínios, açúcar refinado… coma menos. Frutas, verduras, legumes, grãos, amêndoas… coma mais! Coma menos coisas complicadas e mais coisas simples. Por quantas mãos passou aquilo que você está comendo? Quanto menos mãos, mais simples, portanto melhor.

 

skin

use menos produtos no seu corpo

É o mesmo princípio da dica acima: quanto menos processado, melhor. Tudo o que você coloca em você do lado de fora vai para o seu sangue. Shampoo, condicionador, leave in, creme para os olhos, creme para o rosto, creme para o corpo… que complicação! Porque não simplificar? Óleo de coco é ótimo para substituir todos os cremes acima e ainda tratar seu cabelo, dentre outras coisas. Todo dia eu descubro uma nova utilidade para o óleo. Não consegue tirar o shampoo e o condicionador? Tudo bem! Procure por produtos orgânicos e veganos, com fórmula menos agressiva e sinta a diferença.


yoga

mexa-se, mas evite a competição

Nada melhor para eliminar a sujeira do corpo e da mente do que um bom exercício. Só acho que devemos ter cuidado quando a essência da atividade é a competição. Competir pode ser saudável, desde que tenha em mente que a competição deve existir somente ali, durante a prática. O problema é que muitas pessoas transformam atividades não competitivas em competição com elas próprias ou com os outros. Mexa-se porque gosta e porque quer se sentir bem. Elimine da mente pensamentos competitivos, do tipo “eu consigo fazer isso, então sou melhor que os outros”, ou “se eu não conseguir isso ou aquilo, não sou nada”. Não adianta desintoxicar o corpo e não a mente. Você pode até ter um corpo bonito por fora, mas será que por dentro tudo é tão bonito assim?

buddhaeyes_003

inclua na rotina diária meditação, oração ou silêncio

Como eu disse anteriormente, não adianta desintoxicar o corpo e não a mente. Não existe separação entre as duas coisas: você é o que pensa. Aquele suco verde detox não vai fazer nenhum efeito se você estiver com a mente poluída de pensamentos sujos, pois são nossos hábitos que nos moldam por dentro e por fora. Se você está com peso em excesso, ou se suas medidas estão em desarmonia, provavelmente você também está com pensamentos nocivos em excesso e a mente em desarmonia. Medo, ansiedade, julgamento, competição… Tudo isso é nocivo para você e para os outros. Livre-se disso aprendendo a aquietar os pensamentos e enxergar aquilo que está além deles.

Aquietar os pensamentos não é parar de pensar. É aceitar que eles existem, e mesmo assim não dar muita importância a eles. Essa atitude é o que te permite ir além dos pensamentos. Se você é religioso, rezar também cumpre esse papel. Tal qual entoar mantras. Qualquer atividade que envolva estar em silêncio consigo mesmo e se entregar é uma maneira muito efetiva de despoluir os pensamentos, e consequentemente o corpo e a vida.


Namastê!

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

2 comentários sobre “5 dicas para detoxificar naturalmente

  1. Aquietar , eis o caminho, é do silêncio interior que retiramos as necessidades do nosso viver e permanecemos em comunhão com o nosso ser .
    Amei o texto !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>