pesgrama1EDIT

8 maneiras de estreitar laços com a natureza no meio da correria diária

Parece que estamos nos distanciando cada vez mais da natureza. Para muitas pessoas, talvez o máximo de contato com ela seja olhar para o céu e ver que ele é azul. Ou melhor, se tem nuvens, se está limpo, se vai chover ou não.

Graças à onda de materialismo atual, aprendemos a dar valor às coisas dependendo da sua função, e por isso, perdemos a sensibilidade para apreciar o simples, e ao invés disso vamos buscar cada vez mais o refinado, o processado. E isso nos faz infelizes! Se não, não passaríamos a semana inteira rezando para que chegue logo a sexta-feira, ou o ano inteiro esperando pelas férias, não é mesmo?

Aqui vão algumas dicas de como recuperar essa sensibilidade, mesmo diante de uma rotina apertada, cheia de compromissos, espaços fechados e pouco tempo para si mesmo.

1 – Almoce ao ar livre
Em pleno dia de trabalho. Isso mesmo! Se dê esse tempo e vá para uma praça, ou para o terraço do prédio, ou qualquer lugar que seja aberto e ventilado. Se tiver grama, melhor. Vale ir sozinho ou chamar algumas pessoas. O importante é fazer deste um momento de contemplação. Aprecie a paisagem, o vento, o calor, as cores, o silêncio ou o barulho. Sinta os pés na grama (ou no chão), deite-se, coloque os pés pra cima. Almoce com calma, saboreando uma garfada de cada vez. Lembre-se de ser mais paciente, de não se cobrar tanto.

2 – Tire os sapatos
Mesmo que seja pra pisar no chão do escritório. Experimente passar um dia sem sapatos.  Sinta o contato da pele dos pés no chão. Sinta os dedos no chão. Aproveite e de vez em quando faça uma massagem neles. Porque não? Depois é só lavar os pés (e as mãos), se estiverem sujos.

3 – Dedique-se a cuidar de uma planta
Plantar uma semente, observá-la nascer, cuidar dela, vê-la crescer e florescer é um verdadeiro espetáculo da natureza. Como é que aquela sementinha tão pequena dá origem a algo tão complexo? Saia um pouco do automático, aprecie o milagre da vida.

4 – Desligue o ar condicionado.
Deixe o vento entrar. Na sala do escritório, no carro… tire um momento para sentir o vento. Se estiver calor, se permita sentir calor. Muitos de nós perdem a sensibilidade porque passam muito tempo em ambientes assépticos, rigorosamente controlados. Descontrole um pouco, entenda que a natureza tem um ritmo, e que nós fazemos parte dele. A ideia de controle não passa de uma ilusão criada por nós mesmos.

5 – Cochile
Se você tiver vontade e oportunidade, cochile. Nem que sejam 15 minutos. Acredite, isso faz toda a diferença na vida. Pode não ter a ver com a natureza externa, mas tem a ver com respeitar a sua natureza interna, o seu ritmo, ser verdadeiro consigo mesmo.

6 – Vá de bike
Se você puder, faça isso! Por você, pela cidade, pela natureza. Não tem preço sentir o vento batendo no rosto, o corpo se movendo, ver as pessoas mais de perto, sentir o cheiro da rua. E é mais barato do que ir de carro ou de ônibus. Não tenha medo de pedalar na cidade, mas tenha cautela. Siga as regras de trânsito, vá com calma, com capacete e luvas. Fique atento e tudo vai dar certo.

chinelo-grama7 – Ou você pode comprar esses chinelos…
Ah sim, se você não quiser fazer nada do que foi dito acima, você pode comprar esses chinelos. A grama é sintética, mas ainda assim deve ser muito bom, não?

 

8 – …ou essa caixa de areia.sandbox-para-escritorio_2
Se você é do tipo que curte mais praia do que campo, também pode ter isso embaixo da sua mesa no escritório. Basta fechar os olhos e se imaginar na sua praia favorita!

Brincadeiras a parte, estreitar os laços com a natureza “só” exige que você saia da sua zona de conforto. Você pode fazer isso em qualquer lugar. Estar em harmonia com a natureza é, antes de tudo, uma atitude interna. É estar bem consigo mesmo, com a natureza interna e a externa. Não deixe para fazer isso apenas nas férias ou nos fins de semana. Comece hoje, no momento mais importante da sua vida, que é agora.

Namastê! 

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

Um comentário sobre “8 maneiras de estreitar laços com a natureza no meio da correria diária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>