triangulo COMP

Alinhamento e evolução

Alinhamento é liberdade. Isso é um fato!
O alinhamento correto do corpo te permite expandir o próprio limite a partir de uma base segura e firme. Praticar o alinhamento significa abrir mão das aparências e dos objetivos falsos que não te levam a lugar nenhum.

Exemplo de objetivos falsos: em uma postura de flexão à frente, como uttanasana ou paschimottanasana, segurar os pés enquanto uma curva enorme se forma na coluna, deslocando os ombros pra frente e fechando o peito. Segurar os pés é o objetivo falso, porque ao chegar lá você pensa que já chegou onde queria. No entanto, ironicamente, está adotando atitudes corporais que só te farão retroceder a sua evolução em várias outras posturas: deslocar os ombros, curvar as costas (excessivamente) e fechar o peito.

Portanto, alinhar-se é estar consciente do todo e ao mesmo tempo das partes.

Também é assim na pratica da meditação, onde não é possível atingir estados mais elevados de consciência estando com a coluna curvada e
Ombros frouxos

A sua atitude corporal diz tudo sobre a sua atitude mental e estado de consciência.

Quer ver um exemplo?
Observe a diferença entre as duas fotos abaixo. Qual das duas parece mais firme e ajustada, na sua opinião?

Postura do triângulo - trikonasana - desalinhada e alinhada

Postura do triângulo – trikonasana – desalinhada e alinhada

Na primeira percebe-se que há uma luta externa e que a permanência nesta posição desta forma provavelmente está sendo muito difícil. Chega a ser visível a nuvenzinha pensando “será que falta muito pra eu sair daqui?”. Já na segunda, dá pra ver que a postura está firme e consciente, possibilitando espaço para crescimento e expansão, mesmo que não esteja com a mão lá no pé. O objetivo não é colocar a mão lá embaixo. O objetivo é estar na postura de modo consciente.

Veja agora a segunda imagem novamente, editada para mostrar quais são as atitudes que estou adotando simultaneamente para que a postura possa acontecer de forma equilibrada e harmoniosa:

 

Ações do corpo em trikonasana

Ações do corpo em trikonasana

Todas as posturas têm pequenas ações que precisam ser executadas simultaneamente para que a harmonia aconteça. Nas situações da vida é a mesma coisa. Toda situação tem uma centena de variáveis às quais você precisa estar atento para que tudo aconteça da melhor forma possível para todos. É por isso que eu digo que praticar asanas é a mesmíssima coisa que praticar a vida. 😀

É preciso ter, desde sempre, discernimento para aceitar o seu próprio lugar no mundo e permanecer nele de forma firme para que ocorra crescimento.

Praticamos posturas para que aprendamos a lidar melhor com a vida.

Permanecendo firme no seu lugar você vai conseguir se concentrar nas ações corretas de cada uma das partes para que o todo aconteça.

:)

Namastê!

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

2 comentários sobre “Alinhamento e evolução

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>