HandsFeet-8147WEB

Aula de yoga: particular ou em grupo?

É engraçado que quando eu comento sobre aulas particulares muita gente estranha, porque nunca tinham pensado nisso! Acho que isso se deve ao fato de que muitos professores não divulgam que dão aula particular, ou por puro esquecimento ou porque simplesmente não têm tanto interesse assim.

Pois eu assumo sem nenhum medo: sou uma entusiasta das aulas particulares! Claro que eu também gosto muito das aulas em grupo, acho que a força do grupo é muito forte. Em compensação a relação que se cria entre professor e aluno em uma aula particular é algo muito interessante de se vivenciar, porque eu acho que o aprendizado de ambos os lados acaba sendo mais profundo.

E aí, tá na dúvida? Resolvi então fazer esse post comparando os dois tipos de aula, mostrando as vantagens e desvantagens de cada um para que você veja qual é o que melhor se encaixa para você.

 

Aula de Yoga em Grupo

Vantagens

Círculo Social
É ótimo conhecer pessoas que estão caminhando na mesma direção a gente, não? Aulas de Yoga são um ótimo ambiente para conhecer pessoas e trocar experiências da prática e da vida. Além das aulas, muitas vezes os espaços realizam festivais e outras atividades que permitem as pessoas a se conhecerem melhor e vivenciar a prática de Yoga em outro nível, além do tapetinho.

Egrégora
É maravilhoso entrar em um lugar e se sentir envolvido por aquela atmosfera especial que só existe lá. Normalmente um lugar onde se pratica yoga é um lugar tranquilo, que inspira tolerância e acolhimento. Para quem frequenta ali, aquele é um lugar sagrado. Isso fica no ar e pode ser sentido por todos.

Estrutura
Quando as aulas acontecem em um espaço reservado especialmente para isso, uma palavra se destaca: acessórios. Tapetes, bolsters, bloquinhos, cintos, cadeiras etc. Normalmente, a depender do estilo de prática oferecido, espaços dispõem de uma infraestrutura completa para adaptar as posturas para as pessoas e suas necessidades. Apesar de que quando as aulas particulares são em estúdio, o aluno também pode se beneficiar disso tudo.

Desvantagens

Divisão da atenção
Principalmente se o grupo for grande. Infelizmente não é possível atentar para as particularidade de todos os alunos a todo momento durante a aula.

Planejamento geral
Uma aula de yoga para uma turma visa atender necessidades gerais do grupo, embora possa haver atenção a eventuais necessidades específicas de cada aluno, se a turma for pequena. Isso não chega a ser uma desvantagem na verdade, mas é um ponto que conta a menos caso você tenha alguma necessidade especial, que poderia estar sendo trabalhada de forma mais específica em uma aula particular.


Aula Particular de Yoga

Vantagens

Planejamento e atenção 100%
Para mim, essa é a melhor vantagem. Uma aula particular é montada visando atender às suas necessidades gerais e específicas. Se você tem alguma condição de saúde, por exemplo, todo o desenvolvimento da prática levará em consideração isso. É claro que um bom professor está minimamente atento às principais necessidades dos alunos em uma turma. Isso é, se a turma for pequena. Mas ainda assim é diferente. Se, por exemplo, você está acostumado a uma prática fisicamente intensa mas, em um dia específico, não está se sentindo tão disposto, a aula é modificada para atender a essa nova necessidade momentânea.

Menos distrações, mais concentração
Isso é, se você tiver um ambiente calmo e sem muita informação sonora/visual. Como a atenção é voltada para você 100%, você se sentirá impelido a se esforçar mais, e consequentemente evoluirá mais rápido. Além disso, a ausência de outros alunos elimina o desejo de comparação.

Conforto
Não é necessário sair de casa, o professor vai até você. Isso é, caso você escolha ter aulas em casa.

Flexibilidade de horários e remarcação
Impossibilidades causadas por compromissos ou imprevistos, feriados etc. Tudo pode ser devidamente conversado e remarcado, a depender da disponibilidade de ambos. Isso certamente é uma vantagem, pois muitas vezes aulas em grupo não são repostas.

Desvantagens

Valores
Ter aulas particulares custa significativamente mais do que em grupo, pois é o tempo que uma pessoa está dedicando 100% a você. Mas é um valor que vale a pena tendo em vista o número de vantagens.

Acessórios
Quando a aula é na casa do aluno, não dá pra levar acessórios grandes, como bolsters e cadeiras, que poderiam tornar a prática mais proveitosa. No entanto, dá para levar acessórios menores como cintos e bloquinhos, que já ajudam muito. E, além do mais, todo ambiente tem paredes, e a parede é um dos melhores acessórios que há!

 

Como eu já disse lá no início, gosto muito de dar os dois tipos de aula, mas sinceramente acredito muito na força das aulas particulares. Para todas as pessoas, mas principalmente para aquelas que precisam de atenção especial: gestantes, pessoas com patologias na coluna e em recuperação de algum tipo de trauma.

Ficou interessado? Vem praticar comigo! 😀

Veja aqui as vagas de aula de yoga e meditação em Salvador »

Namastê! _/\_

 

Créditos da Imagem: kimbythesea.blogspot.com.br

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>