acroyogaBLOG

Bate-papo: Acroyoga com Thais Joy

acrojoy3Já ouviu falar de Acroyoga? A modalidade, conhecida como Yoga Voador, é chamada assim porque trabalha através de voos acrobáticos e terapêuticos em duplas e trios, sempre em segurança. Por ser tão colaborativa, ela está super em alta principalmente entre casais, famílias e grupos de amigos: afinal, quando todo mundo pode praticar junto, tudo fica ainda mais divertido!

Para sabermos mais sobre essa modalidade, nada como um bate-papo com a especialista! Thais Joy é a única professora certificada em Acroyoga nível 1 e 2 no Centro-Oeste. Oferece aulas regulares em Brasília e workshops na Chapada dos Veadeiros e em todo o Brasil. Em Salvador especialmente para o evento em parceria com o Respire, Thais conversou com a gente para explicar melhor aos leitores o que é Acroyoga e quais os seus benefícios. Confira!

R – Como surgiu o Acroyoga?
TJ – Surgiu há mais de uma década na Califórnia através do encontro de um acrobata olímpico com uma professora de yoga e terapeuta. Eles perceberam que acrobacia e terapia tinham elementos em comum e complementares e uniram a consciência do yoga na prática.

R – Qual é a diferença entre Acroyoga e acrobacias aéreas?
TJ – Acroyoga usa a consciência do yoga e tudo é feito passo a passo. Trabalhando a potencialidade de cada indivíduo com todos os yamas e nyamas do yoga. Acroyoga é uma comunidade global que tem profundo comprometimento com a prática e com a profundidade do que cada um tem a oferecer, sempre buscando o seu melhor. Acroyoga é uma ferramenta de auto descoberta ao mesmo tempo que é uma ferramenta de compartilhar o que você tem de melhor com os outros.

acrojoy4

R – Acroyoga pode ser praticado por alguém sem nenhuma experiência em outras modalidades de hatha yoga?
TJ – Pode sim. Temos praticantes de todas as idades, de 6 a 60 anos, mas para evoluir na prática a pessoa necessitar naturalmente de praticar mais yoga e preparar o corpo através de outras modalidades de yoga mais tradicionais.

R – Como o AY trabalha a sintonia entre duplas e trios?
TJ – O tempo todo necessitamos de comunicação verbal, não-verbal e física para desenvolver os voos acrobáticos e terapêuticos. Trabalhamos também a entrega, confiança e o espírito de equipe entre todos os papéis do Acroyoga que são base, voador e cuidador.

R – Quais os principais benefícios do AY para a saúde?
TJ – Integração interior, física e emocional. É uma prática que trabalha muito a confiança e perda dos medos então tem repercussões incríveis na mente e no corpo. Equilíbrio, alegria de viver e auto confiança também são ganhos do Acroyoga. É claro que você também ganha muita força física.

R – Como o AY pode contribuir para os relacionamentos entre casais, pais e filhos, amigos etc?
TJ – Profundamente pois para praticar acroyoga estamos treinando dentro do tapetinho tudo aquilo que precisamos para nos relacionar fora dele. Paciência, saber ouvir, comunicar aquilo que vc precisa com apoio e positividade, integração de si mesmo e do outro, aceitação, disciplina, foco, relaxamento e por aí vai.

acrojoy1

R – O que é Thai Yoga Massagem e qual o seu papel na prática de AY?
TJ – Thai Yoga Massagem é o elemento que cura e compaixão do Acroyoga. Todo elemento de força tem o seu lado de sensibilidade. O Acroyoga utiliza a Thai Yoga Massagem para conectar o praticante a si mesmo e ao outro, aprendendo a escutar os sinais do corpo, acordando o sentir dos pés, das mãos e do coração e utilizando a técnica como uma meditação em movimento para auto cura e cura do próximo.

fotos: acrojoy

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>