fasdfadf

Cabelos lindos e saudáveis com óleo e vinagre

Essa é mais uma pra a série “como se cuidar gastando pouco ou quase nada”! Veja outras dicas aqui aqui. Faz tempo que não escrevo nada sobre cuidados de beleza, mas hoje eu vou dividir com vocês duas recém descobertas de cuidado com os cabelos que deram muito certo pra mim, e, o melhor, utilizando ingredientes que todo mundo tem na cozinha.

Eis o meu cabelo: fino, leve, com pouco volume, raízes oleosas e pontas secas. Nesse verão principalmente, vem acontecendo um fenômeno muito chato, que é ficar com as raízes tão oleosas que tenho que lavar todos os dias. E todo mundo sabe o quanto isso pode fazer mal aos cabelos! As pontas ficam mais secas que o normal, e as raízes cada vez mais oleosas. :(

Depois de muita pesquisa desesperada, em sites brasileiros e gringoletos, descobri dois procedimentos muito simples e interessantes pra cuidar dos cabelos: pré-shampoo com óleo e enxágue com vinagre de maçã. Li, gostei e resolvi testar!

 

Pré-shampoo com óleo

O que é? É um tratamento que protege os fios dos efeitos detergentes do shampoo.

Como é que se faz? Com os cabelos secos, antes de lavar, passe um pouco de óleo vegetal  puro de sua preferência (de preferência coco, oliva ou abacate) no comprimento e pontas e deixe agir por 10 a 15 minutos. NÃO USE ÓLEO MINERAL. Depois, lave normalmente com shampoo e condicionador.

** EDITADO **

Gente, eu descobri que quanto mais tempo se deixa o óleo no cabelo, melhor. Então o que eu recomendo é: unte o cabelo à noite e só retire de manhã, os resultados são muito melhores! Usar um secador de cabelo logo após a aplicação do óleo é outro truque que ajuda na absorção dos nutrientes pelos fios.

Qual é o fundamento? O shampoo abre as escamas do cabelo para poder fazer a limpeza. O lado ruim disso é que, além de remover as impurezas, ele remove também os óleos naturais do cabelo, deixando-o seco e sem vida. O tratamento com óleo antes do shampoo proporciona ao cabelo uma dose extra de óleo que se incorpora aos fios, fazendo com que depois do shampoo ainda sobre um pouco para poder deixar o cabelo natural e saudável. Os cabelos têm que estar secos porque somente secos eles conseguem absorver o óleo, já que água e óleo não se misturam. Essa é uma técnica utilizada por mulheres na Índia já há muitos anos, e por isso tem a sua eficácia comprovada. :) E o melhor é que pode ser utilizada sempre que for lavar os cabelos.

 

Enxágue com Vinagre de Maçã

O que é? Uma técnica simples de restaurar o pH dos cabelos, fechando suas escamas e deixando-os mais macios.

Como é que se faz? Depois de retirar o excesso de condicionador, tenha à mão uma mistura de 3/4 de água e 1/4 de vinagre de maçã. Jogue-a sobre os cabelos e massageie por 30 segundos aproximadamente. Se você tem os cabelos secos, enxágue com água fria depois. Se são oleosos, não enxágue com água, ou então borrife a mistura nos cabelos depois de sair do banho.

Qual é o fundamento disso? O pH dos cabelos é ácido. O que isso quer dizer? Que quando o pH está ácido, as escamas estão fechadas, o cabelo está brilhante e macio. Quando está alcalino, as escamas estão abertas, e consequentemente os fios estão ásperos, sem brilhos e propensos ao embaraço. Shampoos precisam ter o pH alcalino para abrir as escamas do cabelo e fazer a limpeza. Condicionadores geralmente têm o pH ácido para fechar as escamas. Acontece que muitas vezes eles não são ácidos o suficiente, e por isso as escamas ainda ficam meio abertas. O pH do vinagre de maçã é um pouco mais ácido que o dos cabelos, e o que isso quer dizer? Que ele cumpre muito bem o papel de deixar o ambiente ácido e fechar as escamas direitinho. Leia mais sobre pH dos cabelos aqui.

Mas cuidado! Não abuse dessa técnica, porque pode deixar os fios ressecados. Creio que a frequência ideal seja em torno de 15 em 15 dias, a depender do seu tipo de cabelo. E porque vinagre de maçã? Bom, pra ser sincera, eu não encontrei uma resposta satisfatória para essa pergunta, mas vi que é unanimidade entre os especialistas para tratamentos de beleza, não só dos cabelos, como também do corpo todo. Ah, e o melhor: eu já fiz duas vezes no meu cabelo e não ficou cheiro!

Testei ambas as técnicas e deram muito certo pra mim. \o/
Os cabelos realmente ficam bem mais macios e brilhantes. Dá só uma olhada:

foto 2

A foto não tá muito boa, mas percebe-se o brilho principalmente nas pontas, né?
Bem, resumidamente é isso. Veja como é possível cuidar de si de maneira fácil e gastando tão pouco! O negócio é pesquisar, pesquisar, pesquisar e experimentar. :)

E você? Tem alguma dica pra dar de como cuidar dos cabelos de forma natural e barata?

Namastê!

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

6 comentários sobre “Cabelos lindos e saudáveis com óleo e vinagre

    • oi Raquel! é mesmo? acho que só tem que tomar cuidado pra tirar bem o limão, pra não correr risco de queimaduras solares, né? obrigada pela dica! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>