vida criativa BLOG

Dicas para ter uma vida mais criativa

As pessoas costumam dizer que existem grandes semelhanças entre os criativos e os “loucos”. E eu acho que elas estão certas. Não que eu ache que os criativos são loucos, mas que o mundo vive uma crise de “normose” tão grande, que qualquer pessoa que saia um pouco desse esquema logo visto com desconfiança pelos “normais”.

Eu adoro esse termo, normose. Trata-se de uma doença muito séria, mas mais comum do que gripe, que se caracteriza por uma louca obsessão por ser normal.

Dentro desse contexto, buscar uma vida mais criativa é a melhor atitude que você pode tomar para combater este mal e, quem sabe, inspirar as pessoas à sua volta a fazerem o mesmo.

Sim, viver uma vida criativa exige um pouco de coragem e “loucura”. Na verdade, você só precisa mesmo se despir das máscaras que se impõe todos os dias e relaxar um pouco, ser mais você, pois esse é seu estado natural. Que loucura pensar que pra viver de forma relaxada e criativa é preciso ter coragem, não acha?

Todos nós temos um lugar no mundo, um talento e uma missão que são só nossos. Está infeliz com o rumo que a sua vida está tomando? Então provavelmente você está vivendo contra a sua natureza. E com certeza é possível conciliar a sua natureza com dinheiro e ter uma vida próspera. O negócio é ter coragem de ir atrás da sua essência e fazer o seu próprio caminho. Afinal não se pode querer abrir novas portas seguindo o caminho que todo mundo já trilhou, não acha? 😉

Ter uma vida criativa não é uma questão de aparecer ou de “ser diferente”, e sim uma questão de urgência em transformar o mundo em um lugar mais humano. Não é também uma exclusividade das pessoas que têm “empregos criativos”, pois o seu trabalho não define quem você é, e sim o que você faz. Independente do seu ofício, criatividade é parte fundamental dele, pois é parte da vida.

Manifestar sua criatividade sem medo é a melhor forma de mostrar pro mundo seu talento e contribuir com a sociedade e os outros seres vivos da melhor forma possível, além de contribuir enormemente para a própria felicidade.

Veja abaixo algumas dicas de como abrir a cabeça para ideias novas, para uma vida mais criativa e feliz!

aprenda a transmutar seus sentimentos
A criatividade não surge da negatividade. É preciso aprender a transmutar seus sentimentos e
pensamentos negativos em positivos. Sentimentos e emoções negativos nos fazem sentir como vítimas da vida e da sociedade, e isso em nada ajuda na sua autonomia enquanto ser humano. Se você se sente como vítima, você depende de alguém, pois sente que alguém tomou algo que é seu por direito, quando na verdade todos nos somos agentes do mundo e tudo tem dois lados.

É normal xingar, ter raiva em alguns momentos, mas viver em cima do remorso e do rancor em nada vai te ajudar a conseguir atingir o seu potencial criativo, pois a sua tendência será viver preso ao passado, aos velhos padrões de pensamentos e sentimentos.

pratique o relaxamento consciente, meditação, adote o ócio como hábito
Você precisa que a mente esteja relaxada para que novas ideias possam surgir.

Não é à toa que muitas das grandes ideias que temos são quando estamos tomando banho, ou prestes a dormir. Estes são momentos em que a sua mente está relaxada e portanto mais propensa à criatividade. No meu caso, muitas ideias novas surgem quando medito. Digo sim a todas elas, depois anoto e analiso o que é viável!

esqueça o perfeccionismo
Fazer as coisas da forma perfeita ou da forma criativa? O que é perfeição? O perfeccionismo mata a criatividade, pois é inimigo da fluidez. Se você quer estar no controle de tudo, além de estar se esforçando à toa (pois você não tem controle sobre nada), não deixa a vida fluir.

julgue menos, pense menos, aceite mais
Pensar demais faz com que você olhe para as situações de acordo com seus medos e preconceitos. “Se eu fizer isso, vai acontecer aquilo” ou “será que vai acontecer isso se eu fizer aquilo? Mas eu não queria que tal coisa acontecesse!”. E muitas vezes assim você acaba entrando em uma cadeia de pensamentos totalmente ilusória. Acaba sofrendo por algo que ainda nem aconteceu e que talvez nem aconteça. Isso te impede de abrir a cabeça para ideias novas e olhar o mundo da maneira como ele realmente é.

Uma atitude de aceitação e gratidão diante da vida é um verdadeiro berço para novas ideias e formas de viver. Porque você acha que as crianças são tão criativas? Pensar menos não significa ser impulsivo, mas significa não ficar analisando tudo obsessivamente, como nós geralmente fazemos. Para o yoga, a mente é apenas um sentido, como o tato ou o olfato. Nos tempos atuais há uma supervalorização do pensamento e da racionalidade, mas deixa eu te dizer: o mundo e as pessoas não são lógicos nem racionais. Ao aprender a aceitar a vida como ela é, você está cultivando espaço para enxergar tudo como aprendizado, ao invés de pensar que a vida é boa quando te dá prazer e ruim quando te traz sofrimento.

lute ferrenhamente contra o medo
O medo é o seu pior inimigo. Ele vem do
ego, e acredite: o ego vai fazer de tudo para te manter na zona de conforto. Saiba que ter medo é normal, mas que você precisa ter coragem pra fazer o que quer que seja que te dá medo se quiser ter uma vida mais criativa e feliz.

Acho que um dos piores medos é o de ser julgado. Como eu disse no início, existem muitas semelhanças entre os criativos e os loucos. É tido como louco todo aquele que não se encaixa. Ora, se você quer viver fora da caixa, precisa perder o medo de não se encaixar. 😉 Se você pratica yoga, se joga nas posturas do guerreiro! Aliás, o que os outros pensam sobre você é problema deles… Você pode passar a vida inteira fazendo tudo o que é tido como parte da norma social, e ainda assim as pessoas estarão te julgando do mesmo jeito. Então deixa isso pra lá e vai viver! Contanto que não esteja ferindo nem enganando ninguém, toda forma de viver está valendo 😉

Namastê,

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

2 comentários sobre “Dicas para ter uma vida mais criativa

  1. Quem tiver interesse em entrar num grupo de whatsapp para conversar sobre espiritualidade sob uma ótica universalista (sem se prender a uma religião em específico) me chame pelo whatsapp no 7581063479

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>