xcake

Essa receita de Cheesecake vai te surpreender

Essa é uma daquelas receitas pra surpreender quem adora dizer que comida vegetariana é sem graça. Eu adoro cheesecake, e devo dizer que esse é um dos melhores que já comi, pela ótima combinação entre leveza, sofisticação e sabor.

Essa receita é uma adaptação da do chef de cozinha vegana Inti Mendez, do Espaço Surya em São Paulo. Ela foi apresentada por ele durante o CONVEG, 1º Congresso Online de Nutrição e Vegetarianismo, que terminou ontem.

E o bom é que além de gostosa ela é facílima de fazer. Então tá esperando o quê? Dá uma olhada nos ingredientes e vá já pra cozinha! 😀

Cheesecake Vegano de Morango

INGREDIENTES DA MASSA

– 2 xíc de farinha de trigo (1/2 integral 1/2 branca)
– 1 xíc açúcar mascavo
– 1 xíc de xerém de castanha de caju (castanha de caju torrada e triturada)
– 1 col de chá de fermento pra bolo
– 2 col de sopa de creme vegetal ou óleo vegetal

Misture tudo muito bem até parecer uma farofa úmida e acrescente um pouquinho de água para dar a liga adicional. Coloque a massa em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 15 minutos. Depois, tire do forno, desmanche ela toda e bata no liquidificador até virar uma farinha e reserve.


INGREDIENTES PARA RECHEIO

– 2 xíc de castanhas de caju deixadas de molho por no mínimo 3h
(mas meia hora com água quente também resolve)
(eu coloquei um pouco de macadâmia também e não me arrependi)
– água pra bater a castanha
– 250ml de água
– 1 col. de chá de agar-agar

Bata no liquidificador as castanhas e a água até virar um creme bem consistente. Acrescente 1 col. de chá de extrato de baunilha, raspas de fava de baunilha (opcional) e bata mais um pouco.

Depois, coloque a água e o agar-agar numa panela, mexendo e deixando ferver bem. Acrescente o creme de castanha de caju à mistura e mexa bem até a mistura ficar homogênea.


MONTAGEM DO BOLO

Vá misturando a farinha com um pouco de gordura para umedecer a farinha e dar liga. Espalhe a farinha numa forma de fundo removível e prense-a no fundo. Acrescente o creme aos poucos e leve tudo à geladeira para acelerar o processo de gelatinização.


INGREDIENTES PARA A COBERTURA DE MORANGO

-2 xíc de morangos picados
-3 ou 4 col. de agave ou açúcar
(eu usei também um pouco de geléia de amoras que tinha na geladeira)

Enquanto o bolo endurece, coloque os morangos numa panela e cozinhe um pouco. Se utilizar agave, desligue o fogo antes de acrescentá-lo e misture bem. Se utilizar açúcar, acrescente-o com o fogo ligado e mexa mais um pouco. Tire a massa da geladeira, desenforme-a e derrame a cobertura pronta sobre ela.

Coloque o cheesecake pronto na geladeira para resfriar e daqui a pouco já estará pronto para comer!

Espero que gostem, espalhem e surpreendam todos os seus amigos 😀

Namastê!

Imagem: reprodução

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>