MOQUECA edit

Moqueca de banana da terra com castanhas e amendoim

Amo moqueca! Acontece que infelizmente, mesmo morando aqui em Salvador, sofro de um mal chamado “falta-de-lugares-que-oferecem-moqueca-vegetariana”. No dia que eu aprendi a fazer moqueca, uma luz se acendeu na minha vida e acabou com o meu desespero. Afinal, nós que nascemos na Bahia temos que manter sempre estável o nível de dendê no sangue. Pergunte a qualquer baiano que more fora da Bahia ou que seja vegetariano!

Essa receita é muito fácil e deliciosa! É ótima pra surpreender aqueles que fazem cara feia quando você diz que é comida vegetariana. O equilíbrio entre doce e salgado, junto com o sabor dos temperos e do dendê dá uma vida ao prato que vai surpreender todo mundo.

Aí vai!

Ingredientes (serve 2 pessoas de apetite moderado ou uma pessoa com muita fome :P)

– 4 bananas da terra
– 1 xíc. de castanha de caju torradas ou in natura
– 1 xíc. de amendoim torrado
– 2 tomates médios orgânicos
– 1/2 pimentão (opcional)
– 2 xíc. de coco ralado (fresco, de preferência)
– 1/2 pimenta de cheiro
– 3 a 5 copos de água (se puder substituir por água de coco fica divino!)
– sumo de 1 limão
– 1 punhado de coentro
– azeite de oliva
– azeite de dendê
– cúrcuma
– páprica doce
– páprica picante
– cominho
– pimenta preta em pó (opcional)
– sal

Preparação dos ingredientes

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coco ralado de molho

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bagaço do coco

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leite de coco fresquinho!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leite de coco

Deixe o coco ralado hidratando em água (ou água de coco) por pelo menos meia hora. Passado o tempo, bata tudo no liquidificador até ficar bem homogêneo. Depois de batido, passe tudo para uma peneira fina para extrair o leite de coco. Reserve o bagaço para colocar sobre frutas, sobremesas ou o que quiser.

 

 

 

 

bananas, castanhas e amendoins marinando

bananas, castanhas e amendoins marinando

 

Recheio

Preste atenção que aqui está o grande truque! Corte as bananas em rodelas. Misture-as com as castanhas e amendoins e deixe-os marinando por meia hora no sumo do limão com cúrcuma, páprica doce, páprica picante, cominho, pimenta e sal. Isso vai fazer com que os ingredientes sofram uma leve pré-cocção química, ganhando acidez e incorporando melhor o sabor dos temperos.

 

 

 

Preparo

– Pique as cebolas e os tomates em cubinhos.

– Se estiver usando pimentão, corte-o em tiras finas.

– Corte a pimenta de cheiro em rodelinhas.

– Em uma panela, coloque azeite de oliva e comece refogando a cebola. Mexa um pouco e adicione a pimenta de cheiro. Se estiver utilizando pimentão, coloque-o agora também.

refogando a cebola e a pimenta de cheiro

refogando a cebola e a pimenta de cheiro

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cebola, pimenta de cheiro e tomates (se estiver usando pimentão, eles devem estar aí também)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

– Deixe a cebola dourar e o pimentão cozinhar um pouco, e então acrescente os tomates e um pouco de água (normal ou de coco), tampe a panela e deixe tudo cozinhar um pouco (uns 5 minutos, a depender da potência do seu fogão).

– Depois que os tomates estiverem mais molinhos, acrescente o recheio marinado.

acrescente os ingredientes marinados

acrescente os ingredientes marinados

 

– Vá acrescentando água (ou água de coco) para que tudo cozinhe bem, mas sem deixar a mistura encharcada. Tampe a panela e deixe cozinhar mais um pouco.

– Sempre experimente o que está cozinhando! Agora é hora de verificar se os temperos estão ok. Se não, corrija-os de acordo com seu gosto.

– Acrescente o leite de coco e o coentro. Misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

 

 

já com o leite de coco e coentro

acrescente o leite de coco e coentro

 

 

– Antes de desligar o fogo, acrescente uma colher de sopa de azeite de dendê e misture um pouco.

– Desligue o fogo e está pronto!

– Sirva com umas folhinhas de coentro em cima pra ficar charmoso. 😀

 

 

nhammmm

nhammmm

 

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

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