limões

Motivos para começar o dia com água morna e limão

Segundo a medicina ayurvédica, as primeiras coisas que fazemos pela manhã definem em grande parte qual será a qualidade do nosso dia. Você já deve ter ouvido falar que um copo de água pela manhã funciona como um lubrificante que hidrata e prepara os órgãos para um bom funcionamento. Geralmente acordamos com sede, e uma das primeiras coisas que fazemos é beber água, certo? Pois então eu lhe proponho uma coisa: que tal aproveitar esse momento pra dar um upgrade no seu corpo?

O limão é uma verdadeira dádiva da natureza: rico em pectina, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitamina A, E, B6 etc… além, é claro, de enormes quantidades de vitamina C, queridíssima no combate aos radicais livres e, consequentemente, ao envelhecimento precoce.

Além do mais, o sumo do limão é um dos alimentos mais alcalinos que existe. É isso mesmo, você leu certo! Depois de metabolizados, os ácidos presentes nessa fruta se tornam extremamente alcalinos. Como a maioria de nós tem por hábito consumir diariamente alimentos com pouco ou nenhum valor nutritivo e que elevam o nível de acidez do corpo – como açúcar refinado, carnes vermelhas e gordura animal, por exemplo – então incluir o limão na rotina é uma ótima ideia para manter equilibrado o pH geral do seu corpo, e consequentemente a sua saúde.

Então, como fazer?

É muito simples. Tudo o que você precisa é de:
– Água filtrada morna (nem quente, nem fria);
– Meio limão.
E só! Assim que acordar, ainda em jejum, esprema o limão em um copo ou xícara e jogue a água morna por cima. Misture e beba.

ATENÇÃO (1): O ácido cítrico pode corroer o esmalte dos dentes, portanto faça a higiene bucal antes ou um bom tempo depois de beber água com limão, nunca logo em seguida, sobretudo se você tem sensibilidade nos dentes.

Resumindo, veja só alguns dos benefícios que esse hábito pode te proporcionar:

  • Melhora a digestão – os ácidos presentes no limão são semelhantes aos dos sucos do nosso sistema digestivo;
  • Ajuda a perder peso – a pectina ajuda a manter por mais tempo a sensação de saciedade, ajudando a controlar os desejos alimentares;
  • Melhora o funcionamento do sistema imunológico;
  • Promove uma limpeza geral no corpo;
  • Melhora o hálito;
  • Combate o envelhecimento precoce.

ATENÇÃO (2): Eu não aconselho esse hábito para pessoas que têm problemas crônicos com secreção nasal, como sinusite, pois o limão (assim como suco de laranja e leite) pode estimular a produção de muco, ajudando a piorar o problema. Portanto, se você sofre deste mal mas quer experimentar mesmo assim, pode tentar usando menos do que meio limão (uma fatia, por exemplo) e ver como se sente. 

E aí, se convenceu? Que tal começar amanhã? :)

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

3 comentários sobre “Motivos para começar o dia com água morna e limão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>