plant-growing-through-crack-in-concrete1

O que é ser forte?

Quando eu digo a palavra “força”, o que vem à sua mente? Quais são as características de uma pessoa forte?

Durante o carnaval esse ano eu vivi uma experiência intensa dentro de uma proposta de entrar em contato com a minha força interior. Foi um ciclo de aprendizados e vivências muito fortes, que me ajudaram a reafirmar dentro de mim valores importantíssimos para viver bem neste mundo.

São vários os eventos em nossas vidas que nos fazem perder contato com a nossa força interior, que se manifestam principalmente em formas de crenças e exigências sociais. Foi muito gratificante pra mim enxergar que eu na verdade sempre carreguei esses valores, mas por vários motivos não os tinha muito seguros em mim, até porque muitos deles são o contrário do que a maioria das pessoas acredita.

Gostaria de compartilhar aqui com vocês alguns desses aprendizados. Espero que possam ser úteis para o crescimento de todos!

ser forte é ter convicção do que se quer e ser capaz de se posicionar sem medo do que o outro vai pensar

Pessoas fortes dizem sim quando querem e não quando não querem. Simples assim. Quando você diz sim querendo dizer não, você dá à outra pessoa o poder sobre as suas escolhas, e com isso a sua força vai embora. A força reside na certeza de que você não é responsável pela felicidade de ninguém, assim como ninguém é o detentor da capacidade de te fazer feliz. Por isso, a raiz da força reside na autenticidade.


ser forte é ser capaz de acolher todas as suas emoções… inclusive as “negativas”

Isso é muito importante! No nosso mundo, algumas emoções são seriamente reprimidas desde a infância. Raiva, tristeza, dor, angústia… quem nunca se culpou por estar sentindo essas coisas? Acontece que todas as emoções que sentimos têm um propósito, uma razão de existir, e quanto nós as negamos, tentando mascará-las ou nos reprimindo por sentí-las, mais estamos nos afastando daquilo que somos: humanos que buscam uma conexão profunda uns com os outros. Por isso, você não deveria sentir culpa por estar sentindo qualquer coisa. Até porque, quando nos impedimos de viver uma emoção, ela fica lá no fundo da mente e diante de um gatilho qualquer pode vir à tona de forma desenfreada.

O que acontece muitas vezes é que porque reprimimos nossas emoções (principalmente as “negativas”), quando elas explodem nós não sabemos bem como expressá-las, e outras pessoas muitas vezes acabam se ferindo, inclusive (e às vezes principalmente) nós mesmos. 

Portanto, ser forte é ter coragem de aceitar e viver todas as suas emoções, bem como ser capaz de expressá-las com clareza, pois todas elas têm um início, meio e fim.

Para saber mais sobre como lidar com as próprias emoções e lidar com elas de maneira efetiva e não violenta, confira os cursos de Comunicação Yogui do Vedanta Online.

ser forte é conhecer o próprio limite e saber a hora de recuar

Ao contrário do que se diz por aí, ser forte não é insistir em uma situação difícil buscando superar limites. Carregar um peso maior do que se pode suportar não é sinal de força, e sim de fraqueza, por não ter coragem de aceitar o próprio limite. Passar por desconfortos é uma coisa, sofrer por exaustão é outra bem diferente, e enquanto a primeira pode levar a um crescimento construtivo, a segunda definitivamente não.


ser forte é ter coragem de ser aquilo que se é, mesmo que não agrade os outros

É ter coragem de se mostrar pro mundo exatamente como se é. Todos temos características que serão apreciadas por muitos, e outras que não tanto. Todos somos bons em algumas coisas e não tão bons em outras. Ser forte é saber que não é preciso pedir desculpas por ser aquilo que você é se estiver incomodando alguém, pois você não nasceu pra corresponder às expectativas de ninguém.


E você, o que pensa sobre o assunto? Me mande um email ou escreva nos comentários, adoraria ouvir sua opinião. :)

Tenha uma ótima semana!
Om namastê

(imagem: reprodução)

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>