vrikshasana ilustra

Os benefícios sutis da postura da árvore

Nós sabemos que as posturas de yoga, combinadas com a respiração, o alinhamento e a atitude mental correta, têm enorme poder de influência sobre nós em todos os aspectos.

Hoje vou falar sobre os benefícios sutis de vrikshasana, ou postura da árvore no yoga, uma postura essencialmente de equilíbrio. O que são os benefícios sutis? São aqueles que dizem respeito às nossas camadas não tão visíveis.

Tudo está interligado. Portanto, neste post quero mostrar como o alinhamento e a atitude mental e corporal correta podem desencadear os benefícios sutis desta postura!

As principais forças que atuam em Vrikshasana

Aterramento – para baixo
Existem duas forças que você deve ativar para que o equilíbrio aconteça na postura. A primeira é para baixo, em direção à terra, e é ativada pelo seu pé, perna de base e quadris. Espalhe os seus dedos e empurre o chão, literalmente.

Imagine que seu pé é a raiz da árvore. Confie na base do seu pé. Espalhe os dedos, abrindo mais superfície de contato e finque a borda interna do pé no chão para um maior suporte.

Visualize e sinta a sua perna ativada como um tronco.

A pélvis faz a conexão entre as pernas e os membros superiores, que estão sob influência da força ascendente. Mantenha o cóccix encaixado, porém sem projetar a virilha para frente.

Ascendência – para cima
A segunda força que atua é para cima, em direção ao sol. É muito fácil visualizar isso se você imaginar uma árvore. Ela tem raiz que vai em direção ao chão, buscando terra e água, o tronco que sustenta tudo, e a copa, que contém as folhas que se alimentam da luz do sol.

No seu corpo, você deve imaginar a mesma coisa. Tudo o que estiver acima da pélvis está com intenção de se voltar para o alto, como a copa de uma árvore. Abra o peito, projete o topo da cabeça para cima, e se puder também os braços. Se estiver com os braços elevados, mantenha os ombros no lugar para que não haja  esforço desnecessário. Se elevar os braços for demais pra você, mantenha as mãos unidas diante do peito e relaxe os ombros.

vrikshasana e suas ações de alinhamento

vrikshasana e suas ações de alinhamento

Os principais benefícios sutis

Acalma e ancora a mente
(por atuar no primeiro chakra, ou chakra raiz)
Essa postura, como a maioria das posturas de pé, atua no muladhara chakra, ou centro raiz, localizado na região do períneo, mas cuja ação se extende às pernas e pés. Ou seja, além de fortalecer as pernas e pés, trabalha intensamente o nosso senso de aterramento e segurança, ajudando-nos a ter atitudes saudáveis diante da vida, principalmente no que diz respeito às nossas necessidades mais primárias.

Desenvolve a intuição e a sabedoria
(por atuar no sexto chakra, ou terceiro olho)
Vrikshasana
é uma das pouquíssimas posturas de pé que ativa o ajña chakra, ou centro do terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas. Para isso, deve-se manter a fixação ocular em um ponto na altura dos seus olhos durante a permanência na postura. A ativação deste centro nos permite ter acesso às nossas camadas mais escondidas, relacionadas à intuição, mediunidade e outras faculdades mais sutis. A permanência em vrikshasana facilmente pode nos colocar na situação de observadores de nós mesmos, isso é, uma vez que as questões relacionadas ao chakra anterior tiverem sido resolvidas.

Desperta a entrega ao supremo(por atuar no sétimo chakra, ou chakra da coroa)
Ishvara pranidhana, ou entrega ao supremo, é o quinto niyama e é também uma das principais características despertadas pela ativação do sétimo chakra, ou chakra da coroa, que se localiza no topo da cabeça. A permanência na postura da árvore, perfeitamente alinhada, equilibrada com a respiração, de forma firme e confortável, pode provocar uma sensação profunda de conexão com o universo. E é essa sensação que desperta em nós essa vontade de simplesmente entregar-se.

Vrikshasana é um verdadeiro oásis das posturas de pé. Um porto seguro de alinhamento, equilíbrio e serenidade.
Respire, pratique, alinhe, e sinta. :)

Namastê!

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

2 comentários sobre “Os benefícios sutis da postura da árvore

  1. Parabéns ao blog!! Ressalta não apenas as posturas, o físico, mas uma visão holística do ser humano, sem perder a essência do Yoga de Patanjili.
    Continue transmitindo esse saber milenar!!
    Vale a pena viver o Yoga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>