sarvangasana ilustra

Postura da vela e seus efeitos

Como já disse B.K.S Iyengar, a postura da vela “é uma das maiores bençãos conferidas à humanidade pelos nossos antigos sábios. É a mãe dos asanas. Esta postura traz a harmonia e a felicidade dos aparelhos fisiológicos humanos”. 

As principais partes do corpo positivamente afetadas pela postura são o timo, responsável pelo bom funcionamento do sistema imunológico, as glândulas tireoide e paratireoide, que regulam respectivamente o metabolismo e a capacidade de regeneração dos ossos, além do sistema circulatório, os rins e o cérebro. Além disso, melhora a qualidade do sono, promove clareza e paz mental e uma sensação de bem estar muito grande.

Como pode ver, são muitos os benefícios desta postura. Isso porque só citei alguns!

Além disso, assim como todas as outras posturas invertidas, sarvangasana é uma verdadeira fonte da juventude

Você, que se pergunta porque os yogis e yoginis aparentam ser tão jovens, a resposta é essa: invertidas! A simples inversão do centro de gravidade do corpo nos traz benefícios enormes, tais como o melhora da visão e audição, do rejuvenescimento celular, da capacidade de raciocinar com clareza e criar. E todas essas são características de gente jovem, concorda? Pois é. A prática diária tem efeitos reparadores no organismo, em todos os aspectos.

Atua nos três chakras superiores, vishuddha, ajña e sahasrara, por isso, assim como a postura da árvore, estimula a intuição e a entrega ao supremo.

sarvangasana

Como você pode ver, não existem muitas setinhas na imagem. Isso se dá porque as ações de alinhamento em sarvangasana são basicamente internas. Ela é considerada a mãe dos asanas porque parece suave quando vista por alguém de fora, mas é muito intensa se analisada pela perspectiva de dentro do corpo!

Mas ainda assim pode-se dizer com segurança que essa é uma postura muito acessível. A maioria das pessoas consegue executá-la sem maiores problemas desde a primeira aula. Mas se você não consegue, não se sinta mal! Existem várias formas de adaptá-la para torná-la acessível a todos. 😉

Pessoas que têm hérnia de disco na cervical, pressão alta ou glaucoma devem executá-la com cautela, de preferência usando o apoio de uma parede, por exemplo. O tempo de permanência é aquele no qual o seu corpo se sentir confortável. Se nunca praticou, peça ajuda a um professor de yoga :)

E você, já entrou na postura da vela hoje?

Namastê!

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>