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Recupere a vitalidade com supta baddha konasana

Supta baddha konasana, ou postura reclinada em ângulo fechado, é como um presente dos deuses. Eu a chamo de a rainha das posturas restaurativas. Acalma, relaxa, e ao mesmo tempo revigora.

Por ser simples e ter muitos benefícios, pode ser praticada por qualquer pessoa, podendo ter pequenas variações no que diz respeito ao uso de acessórios, a fim de se adaptar a qualquer condição.

BONUS: É uma das pouquíssimas posturas que pode ser praticada depois das refeições, pois além de tudo tem o poder de ajudar na digestão.

Vamos começar listando alguns dos seus benefícios:

–  expande as costelas, proporcionando mais espaço para a respiração;

– ajuda a desfazer tensões nos ombros e na pélvis;

– promove a abertura da virilha, ajudando a aumentar a flexibilidade da região.

 proporciona a abertura de toda a parte frontal do corpo, principalmente o centro do peito; 

– estimula todos os chakras, mas principalmente o anahata chakra, ou centro do coração;

– ajuda a aliviar cólicas menstruais.


Gostou? Então veja abaixo como entrar na postura, e também como utilizar acessórios para ajustá-la ao seu corpo da melhor forma possível. 😉

– sentado, una as plantas dos pés bem perto da virilha em baddha konasana.

– se for usar bloquinhos, pegue dois e coloque atrás de você como mostra a foto: um vai acomodar as costas e o outro a cabeça. 

sente-se em baddha konasana, com os pés unidos bem próximos da virilha

sente-se em baddha konasana, com os pés unidos bem próximos da virilha

posicione os bloquinhos atrás de você dessa forma

posicione os bloquinhos atrás de você dessa forma

– coloque as mãos no chão e vá deitando devagar, até acomodar-se completamente nos bloquinhos.

– se necessário, ajeite os bloquinhos, de forma que o que está nas costas fique aproximadamente entre as escápulas.

– relaxe os braços dos lados, com as mãos pra cima.

– solte os ombros, feche os olhos e relaxe respirando profundamente.

acomode um dos bloquinhos no meio das escápulas e o outro na cabeça

acomode um dos bloquinhos no meio das escápulas e o outro na cabeça

variação com o segundo bloquinho mais baixo

variação com o segundo bloquinho mais baixo

Se você tem problemas nos joelhos, pode colocar almofadas embaixo deles. Se não, e caso queira aumentar a intensidade da postura, pode ser uma boa ideia colocar pesos em cima das pernas para estimular mais a abertura da virilha.


variação com bolster e bloquinho

variação com bolster e bloquinho

outra variação com bolster e bloquinho, intensificando a abertura do peito

outra variação com bolster e bloquinho, intensificando a abertura do peito

 

Se você não tiver bloquinhos ou bolsters, tudo bem! Pode usar almofadas, travesseiros, tapetes de yoga enrolados ou qualquer objeto que ajude a deixar o peito e a cabeça mais altos que o quadril.

Existem muitas formas de adaptar a postura utilizando acessórios. A ideia é que você vá experimentando até encontrar a abertura ideal da forma mais confortável possível. Uma boa dica é praticar antes de dormir e após acordar.

Experimente ficar de 3 a 5 minutos nessa postura sempre que estiver se sentindo cansado, simplesmente respirando e sentindo o movimento das costelas e do peito se abrindo a cada inspiração e voltando a cada expiração, e observe como se sente depois :)

Namastê!

 

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soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

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