4746552084_a2f88952f1_oEDIT2

Seja um Yogi agora (parte 2)

Continuando a série Seja um Yogi agora, venho com a parte 2 falar brevemente sobre os NIYAMAS, ou princípios da disciplina, segundo os Yoga Sutras de Patanjali.

Enquanto os YAMAS tratam da relação do Yogi com o mundo, os NIYAMAS são as observâncias que devemos ter conosco para que a pureza predomine todas as camadas da nossa existência, e assim possamos extendê-la à nossa relação com o mundo.

 

________

1 – SAUCHA significa limpeza: do corpo, do ambiente, da mente, dos pensamentos. Sem limpeza, não há pureza. Por isso a ênfase do Yoga nos exercícios de purificação, ou shatkarmas. Estar sempre com o corpo limpo, nos confere uma profunda sensação de bem estar e leveza. Limpar o corpo é cuidar não só da higiene, como também do que se come. Ao respirar profundamente ar fresco você está praticando SAUCHA, pois está oxigenando o sangue, tornando-o mais fresco, e portanto melhor para banhar os seus tecidos e órgãos. Viver em um ambiente limpo é um estímulo para a mente renovar os padrões de pensamentos. SAUCHA é jogar fora o que é velho e dar espaço ao novo, rumo ao crescimento e ao auto aperfeiçoamento.

Como despertar SAUCHA?

Posturas ardha matsyendrasana, marjaryasana

Afirmações Meu corpo é o meu templo; Sou puro em pensamento e ação.

 

2 – SANTOSHA se traduz como contentamento. Estar contente não significa ficar à mercê da vida, sendo levado pelo vento, e nem ficar pulando de alegria eufórica o tempo todo, e sim ter consciência de si mesmo e se sentir completo aqui e agora. Significa reconhecer que no momento presente reside a perfeição e a completude, a despeito do que esteja acontecendo. SANTOSHA é sentir-se livre, não ser escravo dos próprios desejos e das frases que começam com “vou ser feliz quando” ou “seria tão bom se”. É aceitar o próprio corpo como ele é, viver com equanimidade diante do prazer e da dor, e reconhecer todas as experiências como fonte de aprendizado.

Como despertar SANTOSHA?

Posturas virasana, ustrasana

Afirmações Vejo e sinto as coisas como elas são; Sinto-me completo agora.

 

3 – TAPAS significa austeridade. É estar sempre em uma atitude de superação e de expansão dos próprios limites através de esforço. TAPAS é viver em função do caminho da disciplina, sabendo que ela parece prender, mas na verdade liberta. Disciplina não significa necessariamente privação, e sim coerência, discernimento e senso de propósito. Acontece que quando você cultiva essas três qualidades, naturalmente começa a querer se privar de tudo aquilo que te impede de vivenciá-las. Ou seja, TAPAS significa ter um propósito e viver de acordo com ele, eliminando da sua vida tudo o que te atrasa ou impede de vivê-lo. Quer ser mais forte? Então exercite a sua força, eliminando o sentimento de fraqueza e não sucumbindo diante da primeira vontade de desistir.

Como despertar TAPAS?

Posturas phalakasana, vasisthasana

Afirmações Sou forte e disciplinado; Nada pode me parar.

 

4 – SWADHYAYA é auto-estudo, ou reflexão sobre si mesmo. É o voltar-se para dentro procurando se observar e reconhecer quais são seus pontos fortes, fracos, o que te faz único e no que você precisa melhorar. Em outras palavras, SWADHYAYA refere-se à capacidade de tornar-se um observador de si mesmo. É estar em constante atitude de vigilância em relação a si, e, o mais importante, ver-se como um eterno aprendiz. Praticar SWADHYAYA é, por exemplo, sentar-se toda noite antes de dormir, pensar sobre as próprias atitudes e se perguntar: “Hoje eu fui uma pessoa melhor do que eu fui ontem? Estou progredindo ou regredindo?”. É saber que nunca se sabe tudo: sempre há algo novo para ser aprendido, pois estamos em constante transformação, assim como tudo na natureza.

Como despertar SWADHYAYA?

Posturas urdhva mukha svanasana, anantasana

Afirmações Sou um observador de mim mesmo; Estou evoluindo a cada momento.

 

5 – ISHVARA PRANIDHANA significa entrega ao Todo. Entrega do corpo, da respiração, da mente, do ego, da alma. ISHVARA PRANIDHANA significa entregar-se completamente a Deus, a um propósito maior, ao divino que existe em nós, à inteligência superior ou ao que quer que você acredite, como quer que queira chamar. Significa confiar no ciclo da vida, na bondade das pessoas e no amor que nos une a todos, bem como levar esse senso de entrega a todas as nossas ações e pensamentos. Dessa forma, o Yogi enxerga todas as suas ações e seus frutos como pequenas e humildes oferendas à humanidade.

Como despertar ISHVARA PRANIDHANA?

Posturas surya namaskar, savasana

Afirmação Eu me entrego, de corpo e alma, ao serviço da humanidade.

 

________

Se prestarem atenção, perceberão que todos os yamas e niyamas estão interligados e mesclados por barreiras invisíveis, separados por nomes apenas por uma comodidade didática. Não dá pra praticar um sem os outros, e ao praticar firmemente um deles você está automaticamente despertando os outros. Mas ainda assim, para mim, Ishvara Pranidhana é o rei dos yamas e niyamas. Vou dizer porquê!

Vamos supor que você quer dar um presente a alguém que você ama muito. Você daria propositadamente algo ruim, estragado ou que a pessoa não goste? Ou você escolheria com o maior cuidado aquilo que você poderia oferecer de melhor, e que ainda por cima agrade a pessoa? Pois é. Ishvara Pranidhana é esse sentimento de que tudo na vida é um presente que damos a alguém, e portanto estamos constantemente cultivando o que há de melhor em nós para oferecer. Cultivamos o que há de melhor em nós através da prática dos yamas e niyamas. Por causa desse sentimento de entrega, buscamos purificar nosso corpo e nossa mente, agir corretamente com as pessoas e outros seres, sempre com contentamento, disciplina e um senso de auto-observação. Tudo isso somente para poder oferecer aos outros aquilo que há de melhor em nós.

Como pode ver, o caminho do Yoga é, antes de mais nada, um conjunto de atitudes internas. Sem ter pelo menos uma perspectiva dessas observâncias, fica difícil ter a experiência real dos asanas e pranayamas (os dois próximos passos no caminho como compilado por Patanjali), transformando a prática em meros exercícios físicos e respiratórios, ou seja, enterrando todo o tesouro do Yoga.

Eu sugiro um exercício: escolha um yama ou niyama para praticar firmemente por uma semana e veja o que acontece. Veja se outras atitudes também começam a mudar automaticamente. :)

Se você já pratica, como vivencia os yamas e niyamas na sua vida e na sua prática de Yoga?

Namastê!

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

2 comentários sobre “Seja um Yogi agora (parte 2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>