shikakai-powder

Shikakai: como lavar os cabelos sem shampoo

Já tem um tempo que eu venho usando essa belezinha, ou melhor, testando e tentando descobrir qual é o melhor método para os meus cabelos. Finalmente eu descobri, e agora posso compartilhar com vocês! :)

Shikakai é o fruto da Acacia concinna, um arbusto originário da Ásia, mais especificamente das partes central e sul da Índia. Vem sido utilizado desde os tempos mais remotos pelos povos nativos dessa região para tratamento dos cabelos, mais especificamente como shampoo.

A palavra significa “fruta para os cabelos”. Para preparar o pó, várias partes da planta são secas e trituradas. O Shikakai tem um pH baixo, como os cabelos, e por isso faz uma limpeza suave, retirando a sujeira e o excesso de oleosidade, mas sem retirar os óleos naturais do cabelo, e sem embaraçar. Possuem saponinas, ou seja, substâncias responsáveis pela produção de uma leve espuma com propriedades sufactantes, que fazem a limpeza. Além do mais, o Shikakai é rico em vitamina C, D e micronutrientes que alimentam os fios e promovem o crescimento saudável do cabelo.

Lindo, não? E como utilizar?

Bom, existem várias formas. Eu pesquisei e testei várias, até encontrar a que eu achei ideal para os meus cabelos, então é essa a que eu vou dividir com vocês.

_______________________

Você vai precisar de:
– 1 colher de sopa de pó de Shikakai (ou mais, se seus cabelos forem longos e encorpados)
– 300 ml de água morna (ou mais, se seus cabelos forem longos e encorpados)
– 1 xícara ou recipiente não-plástico e não-metálico
– 1 squeeze de plástico

_______________________


Como fazer:
OPCIONAL Antes de tudo, faça um pré-tratamento com óleo de coco (veja como aqui).

1- Coloque o pó em uma xícara ou copo e misture bem com a água.

2- Deixe descansar por, no mínimo, 5 minutos.

3- Transfira a mistura para o squeeze e sacuda bem, até formar espuma.

4- Molhe os cabelos e vá usando o bico do squeeze para espalhar a mistura por todo o cabelo, sacudindo sempre antes de passar no cabelo.

5- Massageie e deixe agir por 5 a 10 minutos. O tempo de ação varia: quanto mais sujo e oleoso estiver o cabelo, mais tempo será necessário.

6- Enxague completamente, de preferência com água fria.

7- Condicionador é opcional.

_______________________________________________

Eu amei esse método porque ele é fácil, não faz sujeira e não escurece os cabelos. É que o pó é marrom, e alguns outros métodos deixam o cabelo um pouco mais escuro, o que é chatinho mas não é tanto problema, porque a “cor” sai na próxima lavagem.

Tradicionalmente as pessoas gostam de misturar outras ervas com outras propriedades, como amla, que tem propriedades condicionantes, mas aí eu nunca usei, então não posso falar sobre. É mais utilizado por quem tem cabelos secos e cacheados.

Se esse método não funcionar pra você, dê uma pesquisada por fóruns e sites especializados que você com certeza vai encontrar outro que seja ideal pra os seus cabelos.

Onde encontrar pó de Shikakai?
Aqui no Brasil é difícil, e eu não sei dizer. Você pode procurar no eBay e pedir diretamente com vendedores da Índia. Ou então, se não quiser esperar, pode pedir a mim. Eu estou com alguns poucos pacotinhos de 100g (dá pra usar bastante) que vieram da Índia, os quais estou vendendo por R$20 + frete.

Se quiser, entre em contato: daniela@respire.blog.br

Namastê! :)

soteropolitana, estudante de vedanta, formada em design gráfico, criadora, autora e ilustradora do respire e seus yoginhos. acredita que ser feliz é coisa simples e que yoga é para todos.

Comentários pelo facebook

Comentários

2 comentários sobre “Shikakai: como lavar os cabelos sem shampoo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>