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10 motivos para praticar Yoga

by redacao
10 motivos para praticar Yoga

A Yoga, esta prática milenar, visa a trabalhar o corpo e a mente de forma interligada por meio de exercícios que ajudam a combater o estresse, a ansiedade, dores no corpo e na coluna. Além disso, melhora o equilíbrio e proporciona maior sensação de bem-estar e disposição.

A ideia é que, com o passar do tempo, o praticante consiga ter maior consciência corporal e, com isso, posso exercer maior controle sobre sua mente, de modo que ela aja em favor de seu corpo. Assim, corpo e mente ficam equilibrados e em harmonia.

Quer saber no que isso resulta? Veja a seguir:

Resultados da prática de Yoga

1. Favorece o emagrecimento

Yoga ajuda você a perder quilos, sim, e uma das principais razões para isso é o maior controle da ansiedade e da vontade de comer que é adquirida. Logo, perde-se calorias. Também os exercícios e posições, a depender do tipo, favorecem a queima de gordura.

E aqui vai uma dica para quem busca o emagrecimento como uma das principais metas: tome Morosil! É um suplemento excelente para reduzir medidas e complementar a prática de yoga e de alimentação saudável. Você verá os resultados e não vai se arrepender de ter consumido.  

2. Combate o estresse e ansiedade

A Yoga visa que o praticante se concentre no presente, de forma a conseguir a sensação de paz e bem-estar. Para isso, ele se desliga mentalmente dos problemas, do que passou e do que ainda está por vir. 

Ao conseguir alcançar o relaxamento, há aumento da autoconfiança e também do otimismo, da concentração, do bom humor e da qualidade das relações interpessoais.

3. Melhora o condicionamento físico e a memória

Não só a mente se fortalece, mas também os músculos, conforme o estilo e a modalidade praticada. A massa magra aumenta. Com isso, melhora-se a resistência e, consequentemente, a disposição para os afazeres diários (sem contar que o corpo fica mais bem definido e a musculatura, tonificada).

Memória? Também é estimulada! De acordo com estudo do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, a Yoga age como neuroprotetor, retardando a degeneração cerebral que ocorre com a idade do mesmo modo que retarda a perda de massa muscular.

4. Alivia dores

A Yoga proporciona maior consciência corporal, logo, o praticante tem maior sensibilidade para notar problemas de postura e tensões musculares. Exercícios de postura e alongamento também auxiliam na liberação da tensão e promovem maior flexibilidade aos músculos. Isso causa alívio de dores causadas por escoliose, hérnia de disco, fibromialgia e contraturas musculares, para citar alguns.

5. Maior prazer sexual

Desempenho sexual também é aprimorado por meio da Yoga, já que o casal passa a ter maior sensibilidade durante o sexo. Isso acontece porque desenvolveram maior capacidade de relaxar e ter melhor receptividade ao parceiro, além de haver maior circulação de sangue nos órgãos genitais.

E não para por aí. As dificuldades para atingir o orgasmo, disfunção erétil e ejaculação precoce são combatidos. É que, por trabalhar a capacidade de concentração e a ansiedade, o casal passa a ficar mais tranquilo e, por isso, tem maior controle sobre esses tipos de problema.

6. Controla a pressão, batimentos cardíacos e respiração

Pulmões e coração são outros que se beneficiam da Yoga. O sistema nervoso passa a ficar mais regulado e há melhora na circulação sanguínea, nos batimentos do coração e na pressão arterial.

As chances de desenvolver doenças cardíacas praticando yoga diminuem tanto quanto se a pessoa estivesse fazendo exercícios convencionais. Foi o que comprovou um estudo da Universidade de Harvard, em 2014. Destacam-se também outras vantagens:

– A capacidade respiratória funciona melhor, e isso é por causa dos exercícios de expansão dos pulmões e controle da respiração;

– Maior equilíbrio do sistema endócrino;

– Boa administração dos níveis de cortisol e adrenalina, os hormônios do estresse.

7. Você mais feliz e com autoestima elevada

Precisando de uma dose de felicidade? Yoga te ajuda nisso! Estudos mostram que a prática constante ajuda a acabar com a depressão, eleva os níveis de serotonina e diminui o cortisol sanguíneo.

Segundo estudo da Universidade de Wisconsin, quem tem essa prática como um hábito possui maior atividade do córtex pré-frontal, que é relacionado à felicidade e à imunidade.

E mais! Fazer yoga acaba contribuindo para deixar a autoestima lá em cima.  Quem não deseja isso?

8. Melhora o sono

A Yoga proporciona relaxamento e tranquilidade, o que favorece uma boa noite de sono. É que é aumentada a produção da melatonina, que é o hormônio que regula o ciclo do sono. Isso faz com que a pessoa durma com mais qualidade e profundidade. Por consequência, no dia seguinte ela tem mais disposição.

9. Melhora a postura

Ao manter a cabeça alinhada à coluna vertebral, o pescoço e as costas não têm dificuldade em suportá-la.

Em contrapartida, se a cabeça estiver alguns centímetros para frente, causa tensão muscular. Não é de se admirar o aparecimento de dor se durante o dia inteiro se você segura a cabeça de forma errada, não é mesmo?

Se o caso se agravar, o corpo compensa desalinhando outros músculos e a coluna vertebral. Isso pode trazer mais dores e outras doenças, como a artrite reumatoide, por exemplo.

10. Proporciona mais saúde na gestação

Na fase de gestação, a prática de qualquer atividade física deve ser orientada por um profissional de saúde e liberada pelo obstetra. Precisa, ainda, ser realizada conforme as condições físicas da gestante, de maneira leve e relaxante.  

Saúde física

A prática é excelente para todos, mas durante a gravidez, ela proporciona mais flexibilidade e maior adaptação às mudanças do corpo. Os músculos ficam mais tonificados e as articulações mais alongadas.

Os movimentos respiratórios também tendem a ficar mais sincronizados, o que diminui sensação de falta de ar que muitas mulheres têm no período final da gravidez. O conjunto de tudo isso faz da gestação menos dolorosa e tensa.

Saúde mental

Como já falamos, a Yoga foca muito no relaxamento, logo, a ansiedade e a preocupação tendem a ser atenuados. Assim, favorece o desenvolvimento saudável do neném.

Mais saúde para os idosos

Os idosos têm muito a ganhar com a prática da Yoga. Seus músculos são fortalecidos e as dores no corpo combatidas. Não só. Equilíbrio, flexibilidade, atenção, controle da pressão, dos batimentos cardíacos e da respiração são melhorados.

Tudo isso ameniza o risco do aparecimento de doenças como pressão alta, diabetes e colesterol alto. Nunca podemos nos esquecer, no entanto, que os exercícios precisam ser adaptados às condições físicas e objetivos de cada pessoa.

Bom para todos

A Yoga pode ser praticada por homens, mulheres (inclusive gestantes, como víamos), crianças e idosos. O que não faltam são comprovações da sua eficácia e praticantes satisfeitos com seus benefícios. Por que, então, você não dá uma chance para ela?

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