4 Maneiras de manter um equilíbrio saudável entre vida e trabalho ao trabalhar em casa

Saiba como você pode manter um equilíbrio saudável entre sua vida pessoal e seu trabalho ao trabalhar em casa

0
35
4 Maneiras de manter um equilíbrio saudável entre vida e trabalho ao trabalhar em casa

A flexibilidade de trabalhar em casa é uma vantagem para mais pessoas do que nunca. Não há deslocamentos estressantes, menos interrupções e, muitas vezes, menos horas de trabalho estruturadas. Mas se existe uma armadilha em trabalhar em casa, é sobrecarregado e você nunca deixa de pensar em trabalhar. Simplesmente não há o mesmo encerramento de sair do escritório todas as noites e seguir para a sua vida doméstica. 

Você pode gostar de ler:

Então, como você mantém um equilíbrio entre trabalho e tempo para “você”?

1. Tenha um espaço separado somente para trabalho

Se você é um empresário ou se sua empresa permite que você trabalhe remotamente, você precisa ter um “espaço de trabalho”, uma parte de sua casa que seja usada apenas para negócios. Uma sala separada para um escritório em casa é a melhor solução, mas se você não tiver espaço para isso, uma estação de trabalho dedicada funcionará perfeitamente. 

  • Segundo Adriano Luz do Coworking Webtrends, a melhor forma de manter um trabalho produtivo é ter um espaço totalmente isolado e dedicado ao trabalho, pois isso deixa claro para si mesmo que ali não há espaço para distrações habituais de uma residência.

Certifique-se de que esse espaço seja usado apenas para fins comerciais (isso também pode ser importante por razões fiscais). Se você estiver na sua sala, deixe os limites claros mantendo a televisão e o rádio desligados e evite a tentação de fazer tarefas domésticas entre as tarefas do trabalho. Mantenha a vida profissional e doméstica o mais separada possível.

2. Agendar o tempo de inatividade

O tempo de inatividade é tão importante quanto o tempo de trabalho. Em breve você sofrerá desgaste se não garantir um relaxamento. Sinalize a prioridade que você dá ao seu tempo de inatividade agendando-o em seu calendário. Seja claro sobre o seu horário de trabalho e resista à tentação de espiar os e-mails do seu trabalho quando você estiver relaxando. 

3. Atenha-se a uma semana de trabalho

Os fins de semana são essenciais – você precisa de tempo longe do trabalho para recarregar as baterias. Continue tendo dias específicos, que são dias úteis e dois dias por semana, quando for o seu fim de semana. Isso não precisa ser sábado e domingo; você pode escolher os dias que funcionam melhor para você e sua empresa, mas tire uma folga de um fim de semana.

4. Priorizar o autocuidado

O autocuidado é vital quando você trabalha em casa. Você pode se sentir tentado a trabalhar todas as horas, mas, assim como precisa de tempo para relaxar, também precisa de tempo para se exercitar, se mimar e cuidar de si mesmo. 

Trabalhar em casa facilita a manutenção de uma dieta saudável e nutritiva, pois você controla quais alimentos entram na casa. Certifique-se de fazer intervalos para o almoço, manter-se bem hidratado e ter uma boa noite de sono.

Deixe uma resposta