Posso Começar a Praticar um Esporte na Idade Adulta?

0
23
Posso Começar a Praticar um Esporte na Idade Adulta?

Esse é um tipo de pergunta que mais e mais pessoas se fazem, principalmente se a última vez que tiveram contato com algum tipo de esporte foi aos 10 anos.

É claro que com a idade já não temos mais o mesmo fôlego de antes, abaixar fica mais difícil, vem aquela dor no joelho, e deixamos de nos exercitar.

Se esse é o seu caso, é importante não se esquecer dos benefícios dos exercícios à sua saúde, não apenas à saúde física, mas à sua saúde mental.

Então preparamos esse artigo para te dar algumas dicas de como começar um esporte depois de tanto tempo parado.

Você analisa todos os pontos, consulta seu médico para ver se não tem nenhum problema que te impeça de praticar algum tipo de esporte e dá o primeiro passo.

Como começar a praticar esporte?

Talvez você dê algumas desculpas para começar: falta de tempo, motivação, não ter condição física, não ter mais idade, entre outras.

Mas é fundamental que você não se cobre tanto e faça as coisas aos poucos, e deixe seu corpo se habituar com a frequência e intensidade da prática esportiva.

Não importa qual seja a sua escolha, o que importa é escolher um esporte com o qual você se identifique e tenha prazer em fazê-lo.

Além disso, já está mais do que comprovado que não fazer exercícios regulares impactam negativamente a sua saúde, aumentando a chance de várias doenças.

Ter paciência, regularidade e perseverança serão seus principais aliados daqui para a frente!

Com que frequência e intensidade?

Se você está sem se exercitar por muito tempo, o melhor é começar devagar.

Apenas lembrando que, para você obter todos os benefícios do esporte, manter uma regularidade é essencial.

Então, comece de 1 a 3 vezes por semana e aumente progressivamente.

E quanto à intensidade, a mesma coisa, mas sempre procurando entender o que o seu corpo está falando, e nunca vá além do seu limite.

E os esportes ao ar livre?

Não sei se você sabe, mas os esportes ao ar livre ou feitos na água promovem uma série de benefícios para o seu corpo e mente.

Faz bem para o sistema cardiovascular, fornece uma melhor oxigenação, reduz o estresse, além de um contato com a natureza.

Além disso, você se motiva mais para continuar a praticar, e uma excelente ideia é fazer atividades físicas em grupo, pois ajuda na socialização com outras pessoas.

Qual o risco de começar o esporte mais tarde?

Assim como qualquer atividade física, é claro que existe o risco de lesões, alguma contratura muscular, especialmente quando a idade avança.

Mas isso não significa que você não possa praticar um esporte, muito pelo contrário!

Converse com o seu médico e veja qual esporte mais indicado para a sua condição física e idade.

Agora, se por um acaso você sentir qualquer dor, a dica é parar o exercício.

Por exemplo, se você começar a sentir muito desconforto no joelho, é preciso avaliar o que pode estar por trás disso. Talvez não seja nada demais, mas não tem como saber.

Então, nesse caso, a recomendação é que procure um médico ortopedista especialista em joelho, pois somente ele é capaz de ver o que está acontecendo e te orientar.

Existe uma idade limite para começar a praticar um esporte?

Não! Você pode começar aos 30, 40, 50 anos…O ideal é que você nunca tivesse parado, mas ainda dá tempo para recuperar.

O mais importante é que a atividade física escolhida seja adaptada às suas capacidades e à sua condição física.

Agora, começar um esporte aos 40 não é a mesma coisa que começar aos 60 anos. Por isso, procure sempre o acompanhamento de um profissional durante os exercícios.

Essa é a garantia que fará os exercícios corretamente e assim, evitando o risco de se machucar.

Conclusão

Como você viu, não tem porque ficar adiando a começar a praticar um esporte e aproveitar todos os benefícios à sua saúde.

Mas lembre-se sempre de escolher um esporte que você sinta prazer e que esteja de acordo com as suas capacidades físicas, além de conversar com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Deixe uma resposta