Você é livre?

Ser livre não é fazer o que quiser na hora que quiser. Isso é ser escravo dos próprios desejos e da necessidade de buscar somente o prazer e evitar a dor a todo custo.

0
49
Você é livre?

Ser livre é, por sua vez, não deixar que os próprios gostos e desgostos ditem o que se deve e o que não se deve fazer. É não deixar que as dores te impeçam de fazer um esforço a mais. Ser livre é não se apegar à dor nem ao prazer; é continuar agindo com consciência independente do que esteja acontecendo. Ser livre é estar com a consciência no presente, agindo com inteligência e sem julgamentos.

E aí? Você é livre?

Disciplina gera liberdade

Parece contraditório, já que para a maioria de nós a palavra disciplina remete a algo que limita e prende. Essa associação acontece porque disciplina exige esforço, coisa que queremos evitar a todo custo, porque esforço gera desconforto.

O que a disciplina faz é nos levar a fazer coisas que a princípio não queremos ou não gostamos. A disciplina nos força a agir além dos nossos gostos, desgostos e desejos.

A disciplina nos ensina a colocar a mente no presente e simplesmente agir. Aos poucos, levamos essa consciência para todos os momentos da vida. E assim, através da disciplina, nos tornamos mentalmente fortes. E assim nos tornamos livres.

Você pode gostar de ler:

Esforço gera liberdade

Somente através do esforço nós crescemos. Podemos aprender coisas novas em situações de relaxamento e prazer, mas é graças ao esforço que “a mágica acontece”.

Ao aceitar e observar a dor, você se torna mais resistente. É na experiência do desconforto que você aprende a transformar o desagradável em neutro. Você fica mais tolerante à dor, seus limites vão aumentando, e já não mais sente necessidade de evitá-la à todo custo.Sendo assim, o que poderá feri-lo? Isso é lberdade.

Se você pratica Yoga, já deve ter percebido que a intensidade do yoga nidra (relaxamento) depois de uma prática exigente é muito maior. Durante a prática bem feita você realiza muitas ações de alongamento e força, controla a respiração, ou seja, consciência total no esforço inteligente. Agora lembre-se da sensação maravilhosa de se deitar em savasana e simplesmente soltar tudo, abrir mão de todo o controle e relaxar. Esse é o momento mágico da transformação. Depois que você fez o seu trabalho, a natureza faz o dela. Tudo é troca: quanto maior for o esforço, maior será a sensação de bem estar e de dever cumprido. É assim em tudo na vida.

Consciência gera liberdade

Ser livre é manter a consciência no presente independente das mudanças.
Tudo está mudando, mesmo que não estejamos vendo. Seu corpo está mudando a cada segundo. É sua escolha deixá-lo adoecer ou cuidar dele. Milhares de pensamentos e sentimentos acontecem na sua mente o tempo todo. É sua escolha se apegar a eles ou deixá-los passar. As pessoas mudam. É sua escolha criar expectativas ou aceitar esse fato.

Discipline seu corpo e sua mente. Mantenha uma atitude mental receptiva ao esforço e a consciência no presente. Procure agir com inteligência. Você está muito além das suas flutuações de humor e emoções. Não deixe que elas digam como você deve agir.

Ser livre é uma escolha. Escolha ser livre agora. Todos temos as ferramentas, só precisamos usá-las. 😉

Namastê!

Deixe uma resposta